O Departamento Jurídico XI de Agosto é a maior instituição particular de assistência jurídica gratuita do País. Atuando em diversas esferas do direito, nas vertentes consultiva e contenciosa, o Departamento Jurídico segue cumprindo a missão para a qual foi idealizado há mais de 95 anos: iniciar os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na prática da advocacia, ao mesmo tempo em que garante à população carente da cidade de São Paulo acesso gratuito à Justiça.


Em 9 de setembro de 1919, surgiu a Assistência Judiciária Acadêmica (AJA), fruto do empenho de alguns acadêmicos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que desde 1912 já expressavam o sentimento de criar uma entidade que promovesse o acesso à justiça à população carente da cidade de São Paulo. A AJA foi a primeira entidade paulista a prestar assistência judiciária aos menos favorecidos – o Estado só organizaria serviço dessa natureza em 1920, com a Lei 1.763. Seus trabalhos, contudo, somente iniciaram-se em 1926, tendo sido reestruturada em 1929. Nas décadas de 1930 e 1940, a AJA patrocinou poucas causas, mas com afinco e dedicação de jovens que lutavam por um ideal. Para continuar lendo, clique aqui.


Em seu relevante papel de formação de pensadores e operadores do Direito diferenciados ao longo de sua história, o Departamento Jurídico foi experiência marcante na carreira de diversas personalidades do cenário jurídico brasileiro. Para conhecer algumas delas, clique aqui.